TIPOS DE CERVEJA E SUAS DIFERENÇAS

A cerveja é uma das bebidas as mais velhas que os seres humanos produziram, datando pelo menos do quinto milênio AC e gravado na história escrita de Egito antigo e Mesopotâmia e esteve espalhada durante todo o mundo.

A cerveja é uma bebida produzida por meio da fermentação de cereais maltados, como a cevada, por exemplo.

É considerada a primeira bebida alcoólica feita pelo homem. De fato, a história da cerveja se perde no tempo.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA CERVEJA

Sabe-se que os sumérios e egípcios já produziam a cerveja há mais de 5.000 anos atrás e os babilônicos tinham mais de 16 tipos de cervejas feitas com cevada, trigo e mel.

A bebida era oferecida aos deuses, reis, além de ser servida em ocasiões muito importantes. Os egípcios também lhe atribuíam efeitos medicinais.

Na Idade Média, a cerveja passou a ser comercializada em larga escala, se transformando em mercadoria até mesmo para ser usada no pagamento de impostos.

Os monges europeus contribuíram de forma significante para o aperfeiçoamento da tecnologia da bebida, sendo grandes vendedores atacadistas do produto.

 A cidade de Hamburgo, no norte da Alemanha, se tornou o centro cervejeiro da Europa, com mais de mil especialistas na produção da bebida.

Hoje em dia, as cervejas se dividem, basicamente, em dois grandes tipos: de alta e baixa fermentação (Larger e Ale respectivamente).

Confira mais sobre os TIPOS DE CERVEJA E SUAS DIFERENÇAS:

 

 

CURIOSIDADES SOBRE A CERVEJA

  •   A receita conhecida mais antiga do mundo é uma receita de cerveja. Foi descoberta na Mesopotâmia e está gravada numa placa de argila.
  •   A cerveja é a terceira bebida mais consumida a nível mundial, só ultrapassada pela água e pelo chá.
  •   A República Checa é o país onde se bebe mais cerveja per capita, mas a China é o maior consumidor de cerveja num mercado que continua a crescer.
  •   Na Idade Média a água potável era difícil de encontrar, por isso as pessoas preferiam consumir cerveja do que beber água. Era mais seguro!
  •   Quando consumida com moderação a cerveja tem benefícios comprovados para a saúde, nomeadamente para os ossos.
  •   Oktoberfest que acontece em Munique, na Alemanha, é o maior festival de cerveja do mundo, acontece anualmente em outubro e são consumidos em média 6 milhões de litros de cerveja por edição!
  •   Há uma ciência que se dedica em exclusivo ao estudo da cerveja, a Zitologia.
  •   O Dia Mundial da Cerveja é comemorado na primeira sexta-feira do mês de agosto.
  •  As garrafas de cerveja são feitas de vidro escuro pois a luz estraga a cerveja.
  • O teor alcoólico da cerveja varia bastante, mas normalmente situa-se perto dos 5%. A cerveja mais alcoólica do mundo é a Brewmeister’s Snake Venom e conta com 67,5% de álcool!
  • Existem mais de 400 tipos de cerveja no mundo, sendo que a Bélgica é o país que produz mais marcas diferentes.
  • Nas civilizações mais antigas a produção de cerveja era uma tarefa desempenhada apenas por mulheres.

Fontes:

www.historiadetudo.com/historia-da-cerveja

www.drinksdiary.com/15-curiosidades-sobre-cerveja

 


 

Compartilhar