REFRIGERANTE FAZ MAL À SAÚDE – VEJA 9 FATOS

Refrigerante faz mal à saúde?  Numerosos estudos têm mostrado os efeitos negativos para sua cintura em beber refrigerante regularmente. Mas beber refrigerante, no entanto, tem riscos de saúde muito mais graves do que muitos de nós podemos perceber.

Refrigerante faz mal à saúde

O Refrigerante

Refrigerante é uma bebida fabricada industrialmente, à base de água mineral e açúcar, podendo conter edulcorante, extratos ou aroma sintetizado de frutas e gás carbônico. Neste grupo, encontra-se também a água tônica.

No século XVI, a fabricação e a elaboração dos refrigerantes eram exclusivamente realizadas por farmacêuticos, que produziam e comercializavam os refrigerantes como produtos farmacológicos.

Devido ao elevado teor de açúcar, o refrigerante tem sido cada vez mais tem sido associado à obesidade e problemas de saúde cardio-metabólicas.

Consumo de Refrigerante no Mundo

Segundo o site do Fórum Econômico Mundial, um  relatório publicado na revista médica The Lancet mostra que as vendas de bebidas açucaradas nos EUA têm diminuído desde 2000 (quando o país ocupava o primeiro lugar).

Em 2014, ele caiu para o terceiro lugar entre os maiores consumidores do mundo de bebida açucarada per-capita.

Aumento de Consumo no Brasil

Os chilenos são agora os maiores consumidores de bebidas açucaradas do mundo, com uma média de 190 calorias vendidas por pessoa por dia. China, Tailândia e Brasil também têm visto um aumento nas vendas.

Mais Números sobre Consumo e Saúde

O consumo de refrigerantes e bebidas energéticas pode estar ligada a um máximo de 184.000 mortes de adultos a cada ano em todo o mundo. A pesquisa foi publicada neste ano de 2017 pela revista médica especializada em cardiologia, Circulation.

Os pesquisadores estimaram que em 2010, bebidas açucaradas podem ter sido responsáveis por 133.000 mortes por diabetes, 45.000 mortes por doença cardiovascular, e 6.450 mortes por câncer!

 

 

Compartilhar