QUAIS SÃO OS MATERIAIS RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS?

Há muitas dúvidas de quais são os materiais recicláveis e não recicláveis.

A viabilidade econômica é um dos fatores mais importantes na reciclagem. Para um material ser reciclado é preciso que o produto gerado tenha valor comercial, que haja uma técnica viável de reciclagem, que o custo não seja proibitivo, que haja interesse do consumidor em usá-lo, etc.

Para citar um exemplo: fraldas descartáveis são recicláveis (www.knowaste.com), mas no Brasil não há essa tecnologia (ainda). Portanto não há destino alternativo aos lixões e aterros sanitários para fraldas descartáveis no Brasil.

Muitas pessoas não sabem que alguns objetos comuns não são recicláveis, confundem-se, e acabam misturando lixos recicláveis e não recicláveis. Esta atitude prejudica a qualidade do trabalho de reciclagem, pois se torna mais demorado e oneroso.

Veja uma lista de materiais recicláveis e não recicláveis

 

Materiais Recicláveis e Não Recicláveis

 

3 Rs da Sustentabilidade: Reduzir, Reciclar e Reutilizar

Reduzir – O princípio de sustentabilidade indica que para o desenvolvimento sustentável temos de reduzir a quantidade de material desperdiçado ou descartado, seja por meio de consumo consciente ou reutilização de materiais.

Reutilizar – Materiais como madeira, restos de material de construção, entre outros, não podem ser reciclados tão facilmente quanto é possível com plástico e vidro, por exemplo. Entretanto há um grande mercado de materiais “de demolição”; materiais reutilizados em construções por princípio de sustentabilidade, economia ou mesmo por questões decorativas, sejam elas “retrô” ou não. Esse foi apenas um exemplo de reutilização de materiais outrora nomeados como não-recicláveis.

Reciclar – Reaproveitamento de algo para a elaboração de novos produtos ou para a sua própria recuperação em boas condições (reciclagem de água poluída, reciclagem de lixo).

 

Fontes:

http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/confira-uma-lista-de-materiais-nao-reciclaveis/http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/557-lixo-nao-reciclavel-pelo-menos-por-enquanto.htmlhttp://radames.manosso.nom.br/ambiental/residuos/reciclavel-e-nao-reciclavel/http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/reciclar-reutilizar-e-reduzir-dicas-de-como-utilizar-os-3-rs/

 


 

Compartilhar

Deixe uma resposta