PAÍSES MAIS PRODUTIVOS DO MUNDO

O que faz um país ser mais produtivo do que o outro? Segundo o estudo realizado em 2015 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), trabalhar mais horas não resulta necessariamente em aumento da produtividade. Confira os países mais produtivos do mundo segundo o estudo:

Produtividade e horas trabalhadas

Durante anos, especialistas concordaram que mais horas de trabalho não resultam em mais produtividade.

Esta ideia tem sido cada vez mais apoiada, inclusive em um estudo do Jornal da Universidade de Stanford, que em 2014 constatou que os funcionários que trabalham mais horas “podem ​​sentir fadiga ou estresse que não só reduz a sua produtividade, mas também aumenta a probabilidade de erros, acidentes e doença. O que ainda geraria mais custos ao empregador “.

Em 2015, uma pesquisa feita pela YouGov revelou que o dia de trabalho ideal seria de sete horas.

Produtividade no Brasil

Em 1970, brasileiros trabalhavam 2145 horas por ano em média, em comparação com 1711 horas em 2014. Houve uma forte redução em horas trabalhadas, mas isso, obviamente, não deixou o país mais pobre. O Brasil se desenvolveu enormemente nesse tempo. Por isso, é importante observar os ganhos em produtividade.

Já na Alemanha, onde a média de horas trabalhadas é de 1366 por ano, o PIB per capita alemão é três vezes superior ao do Brasil.

Relatórios de organizações como OCDE, OIT e Banco Mundial afirmam que o aumento de produtividade per capita é resultado, entre outros fatores, da maior capacitação dos trabalhadores, por meio de estudo e treinamento, e do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias de produção e logística.

Sem levar em conta a economia informal do país, a estimativa feita há dois anos aponta que cada trabalhador brasileiro produz por ano menos de 20% da riqueza gerada no mesmo período por um trabalhador médio da OCDE.

Já ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial, que determina o nível de produtividade de uma economia e o nível de prosperidade que a nação pode alcançar, o Brasil ocupa o posto de número 75.

Portanto, ao mesmo tempo em que no Brasil já se trabalha tanto quanto nos países ricos, a qualidade desse trabalho e as estruturas de produção disponíveis ainda podem melhorar muito, com investimentos em educação, pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e logística.

 

Fontes:

www.bbc.com/portuguese/brasil-38107290

www.curiosity.com/topics/how-luxembourg-became-the-worlds-most-productive-country-curiosity/

 

 

Compartilhar