FATOS SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

A palavra “Matemática” tem origem na palavra grega “máthema” que significa Ciência, conhecimento ou aprendizagem, derivando daí “mathematikós”, que significa o prazer de aprender.

O que estudamos hoje é o somatório de todos os estudos Matemáticos desde 4000A.C., quando os Sumérios na Mesopotâmia introduziram seus 60 símbolos para registrar e documentar seus pertences, tendo maior controle sobre as quantidades. 

Nessa época era necessário  resolver problemas do dia-a-dia e os homens foram capazes de inventar símbolos para representar as quantidades dos objetos e animais que possuíam.

Além de reconhecer quantidades de objetos, o homem pré-histórico aprendeu a contar quantidades abstratas como o tempo: dias, estações, anos.

A aritmética elementar (adição, subtração, multiplicação e divisão) também foi conquistada naturalmente. Acredita-se que esse conhecimento é anterior à escrita e, por isso, não há registros históricos.

O primeiro objeto conhecido que confirma a habilidade de cálculo é o osso de Ishango, uma fíbula de babuíno com riscos que indicam uma contagem, que data de 20 000 anos atrás.

MAIS FATOS SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Fatos sobre a História da Matemática

 

Curiosidades Matemáticas

– No ano 1900, todo o conhecimento científico da humanidade estava descrito em 80 livros. Hoje, com o todo o avanço, seriam necessários 100 mil livros para esta ciência.

– Segundo os matemáticos, existem 177.147 formas diferentes de dar um nó.

– Em matemática existe um paradoxo muito curioso chamado “o paradoxo do presente de aniversário”. Segundo esta teoria, em uma festa de aniversário com 23 convidados, há 50% de chances de ao menos dois deles levem o mesmo presente.

– O engenheiro japonês Akira Haraguchi, nascido em 1946, é conhecido por memorizar e recitar dígitos do número Pi. 

   Akira atingiu o recorde mundial de 100.000 dígitos, após 16 horas de recitação, iniciando às 9h    em 3 de outubro de 2006 e terminando à 1h28min do dia seguinte.

– Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

 

Fontes:

http://geniodamatematica.com.br/historia-da-matematica/

http://www.vix.com/pt/bbr/420/conhece-estes-10-fatos-sobre-a-matematica

http://www.somatematica.com.br/curiosidades.php?pg=1

Compartilhar