10 DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

Produtividade é definida como o uso eficiente de recursos na produção, seja de um produto ou serviço. Maior produtividade significa realizar mais com a mesma quantidade de recursos ou alcançar uma maior produção em termos de volume e qualidade a partir da mesma entrada. Confira 10 dicas para aumentar a produtividade:

dicas para aumentar a produtividade

Multitarefas

Se você está tentando fazer três coisas ao mesmo tempo, você está muitas vezes realizando muito pouco.

Você pensa que pode obter mais fazendo tarefas múltiplas ao mesmo tempo? Tente ligar para o seu colega de trabalho enquanto digita um e-mail e verifica alguns números em planilhas. Você pode sentir como se estivesse sendo produtivo, mas você provavelmente não está realizando qualquer uma dessas tarefas de forma eficiente.

Conforme uma matéria do Jornal The New York Times, realizar multitarefas é humanamente impossível. Quem afirma é o professor de neurociência do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Earl K. Miller. Todos nós temos uma quantidade limitada da relação entre o número de pensamentos e memórias que podemos manter em nossas mentes.

Seu cérebro pode iludir-se em pensar que tem mais capacidade do que realmente faz, mas é trabalho extra e muito difícil de lidar com vários pensamentos ao mesmo tempo quando você está alternando entre as tarefas. Sua capacidade de fazer as coisas depende de quão bem você pode se concentrar em uma tarefa de cada vez, se é por cinco minutos ou uma hora.

Mais erros e menos criatividade

Quando você realiza multitarefas, você tende a cometer mais erros. Quando você alterna entre tarefas, as redes neurais de seu cérebro devem voltar atrás para descobrir onde pararam e depois se reconfigurar.

As pessoas são muito mais eficientes se fizerem uma tarefa de cada vez.

Tentar realizar várias tarefas também impede a criatividade. O pensamento verdadeiramente inovador surge quando permitimos que nossos cérebros sigam um caminho lógico de pensamentos e ideias, e isso é mais provável quando podemos nos concentrar em um único caminho mental por um longo período.

O cérebro é como um músculo: torna-se mais forte com o uso, diz o Dr. Miller. Tal como acontece com o exercício físico, quanto mais fortalecemos nossas conexões mentais, concentrando-nos em uma tarefa, melhor podemos realizar.

 

Fonte: www.nytimes.com/guides/business/how-to-improve-your-productivity-at-work

 

 

Compartilhar