20 ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS PARA SUA DIETA

As fibras alimentares são carboidratos que fazem parte dos vegetais. Por não serem absorvidas nem digeridas pelo organismo humano, passam intactas pelo sistema digestório.

A baixa ingestão de fibras por um longo período pode contribuir para o aparecimento de doenças.

Confira 20 alimentos ricos em fibras para melhorar a sua dieta.

alimentos ricos em fibras

Consumo de Fibras no Mundo

Para muitas pessoas no mundo todo, está sendo um desafio obter a quantidade certa de fibras.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão diária de 25,0-35,0 g de fibras.

No Japão, por exemplo, o recomendado é de 20-25 g por dia, mas a média consumida é de 14,2 g!

Nos Estados Unidos a média de ingestão é de 15 g de fibras por dia.

Consumo no Brasil

No Brasil a situação não é muito diferente.

Uma análise com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 (POF) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde sobre aquisição de alimentos, revelou a média nacional. A disponibilidade de fibras foi de 17,08 g/dia. Abaixo do índice mundial sugerido.

A maior aquisição de fibras foi verificada em domicílios da zona rural na região Norte. Estes apresentaram uma ingestão de fibras de 26,46 g/dia. Em contrapartida, os domicílios localizados nas áreas urbanas da região Sudeste possuíam a menor disponibilidade de fibras: 14,85 g/dia.

Mudança na alimentação

A principal fonte de fibra do brasileiro sempre foi o feijão, porém estamos comendo cada vez menos esse alimento.

Entre 1975 e 2009 o feijão teve sua aquisição anual reduzida nos domicílios brasileiros em 49%.

A mudança no padrão alimentar da população, que tem substituído os alimentos in natura, ricos em fibras, por alimentos industrializados, que possuem poucas fibras e costumam ser ricos em açúcar, gordura ou sal ajudam a dificultar o alcance ao índice mundialmente recomendado.

 

Compartilhar